O Procon da Prefeitura de Florianópolis entregou uma notificação ao Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), por conta da falta de repasse dos postos de combustíveis da capital do desconto no valor do litro da gasolina. Na terça-feira, a Petrobras reduziu o preço de venda da gasolina em 3,1% nas refinarias, equivalendo a R$ 0,10 por litro.
A redução do preço não foi repassada pela grande maioria dos postos da capital, segundo o Procon. Desta forma, a notificação foi emitida ao sindicato solicitando que seja orientado aos postos associados a diminuírem o valor. Caso não seja cumprida a orientação, estarão sujeitos a fiscalização e abertura de processo administrativo junto aos órgãos competentes, pois a prática implica em um ato abusivo contra o consumidor.
“Com a redução do valor de repasse da Petrobrás e os postos de combustíveis interrompendo essa corrente, o consumidor final é lesado e os postos recebem aumento de lucro por conta de uma prática abusiva e injustificada”, ressalta o Secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Erádio Manoel Gonçalves.