Acontece nesta quarta-feira (20), na Pan News Florianópolis (103,3 FM), o debate com os candidatos à presidência da OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina), na sede da emissora, localizada no Morro da Cruz, na Capital.
As três chapas foram convidadas para o encontro, que será mediado pelo jornalista Emanuel Soares, âncora do programa Jogo do Poder. A transmissão acontece pelo rádio, no YouTube, pelo aplicativo e no site www.tudoaquisc.com.
A iniciativa visa garantir um espaço equitativo para todas as chapas concorrentes, desde que estejam com suas candidaturas deferidas até o momento do evento.
Chapa 1, Muda OAB, com Vivian de Gann Dos Santos: “Estamos muito amimados, nós viemos mostrar aquilo que a situação não quer que os advogados vejam: a necessidade de mudança, e nós vamos fazer isso apresentando propostas. Vamos apresentar a necessidade de mudar, mudar as prerrogativas profissionais para uma defesa efetiva, os honorários, trazer para a advocacia a consciência e a importância do voto, porque nós vamos definir nesta semana não só a OAB/SC, mas vamos definir depois a nossa representatividade no Conselho Federal. Todos nós fizemos um preparo para virmos aqui para ser o mais claro possível, apresentar para a advocacia de forma direta o que ela precisa, o que ela pode ter e como a gente pode melhorar a nossa instituição. Que cada advogado e advogada que está em casa pense, reflita e vote com consciência no dia 22. Vamos promover uma mudança para o nosso futuro.”
Chapa 2, Basta, com Rodrigo Curi: “Agradeço à Jovem Pan News a oportunidade de estarmos aqui hoje trazendo as nossas propostas e, principalmente, traçando um paralelo dentre o que a gente representa e o que a gente procurará fazer na Ordem dos Advogados e o que vem se prestando a OAB/SC atualmente. Acho que a advocacia não aguenta mais esse apequenamento da instituição, e nós vamos procurar comandar a OAB/SC para resgatar o seu protagonismo e sua credibilidade perante à sociedade e à nossa classe. Vou apresentar as ideias de renovação, de oxigenação, de novas práticas e novas formas de agir e gerir a coisa comum, nós precisamos mudar a OAB/SC. É chegada a hora de o advogado refletir e entender que nós podemos avançar, fazendo muito melhor. A preparação foi muito rápida, mas nós vamos falar a verdade e vamos conduzir esse debate de passar a limpo a OAB/SC. Que os advogados reflitam e nos deem a oportunidade de mudar a OAB/SC.”
Chapa 3, União, Trabalho e Transformação, com Juliano Mandelli: “É um momento democrático, a expectativa é que seja um debate propositivo, focado nas nossas propostas. Temos o melhor time, os melhores candidatos e as melhores propostas para a OAB/SC para o próximo triênio. Temos um plano de gestão elaborado, participativo com todos os advogados, mas destacamos o pacote de segurança para a advocacia catarinense; uma OAB/SC digital e a redução da anuidade para todos os advogados e advogadas na próxima gestão. Eu vivo a OAB/SC durante 20 anos da minha profissão, conheço o sistema e sou o atual presidente da CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados), então me preparo nesses 20 anos para debater com a advocacia. Estamos muito confiantes, fizemos um belíssimo trabalho, temos trabalho e história institucional, estamos confiantes que no próximo dia 22, sexta-feira, vai dar chapa 3, Juliano Mandelli, para presidir a OAB/SC: união, trabalho e transformação.”