Segundo um relatório da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Santa Catarina é o quarto estado do Brasil que mais consome GNV, o Gás Natural Veicular. Em novembro, o consumo diário no estado foi de 373.323 m³ por dia de GNV, um crescimento de 13% comparado ao mesmo período em 2020
SC ficou atrás apenas de Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. O relatório mostrou também que a SCGÁS é a terceira distribuidora do país com mais postos de combustíveis abastecidos, com 137 postos de GNV. Em 2021, mais de 3.000 motoristas converteram o carro e segundo o Denatran, 112.500 veículos rodam com o combustível no Estado.
“O GNV é o combustível mais econômico em Santa Catarina e é vantajoso, principalmente, para os motoristas que rodam grandes distâncias, como motoristas de aplicativos e representantes comerciais. Nós vamos continuar ampliando os postos de abastecimento para levar GNV para novas regiões catarinenses. No próximo ano, de acordo com o orçamento da Companhia, iremos ligar 8 novos postos e, até 2025, a projeção é ligar 25 novos postos”, explica Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da gerência comercial industrial e veicular da SCGÁS.
Diferentemente dos combustíveis líquidos, a tarifa do GNV é regulada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e varia apenas duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Atualmente, considerando os preços médios praticados dos combustíveis em novembro, com base no levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a competitividade do GNV é de 45% em relação a gasolina e de 59% quando comparado ao etanol.