A SIE (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina) prevê disponibilizar guinchos, durante 24h, em dois pontos de Florianópolis.
Segundo a pasta, a contratação deve ser consolidada em até 30 dias com o resultado da licitação e efetiva contratação dos serviços. Os veículos ficarão disponíveis na SC-401 Norte, imediações da subida das madeireiras; e entre as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.
De acordo com o valor referência, divulgado no edital de contratação, a intenção é contratar duas unidades do guincho tipo lança, com motoristas, ao custo mensal de até quase R$ 120 mil. O vínculo com a empresa contratada será de 24 meses.
Problemas de mobilidade
A terça-feira (5) foi marcada, mais uma vez, por graves problemas de mobilidade em Florianópolis depois que um caminhão enguiçou na SC-401, sentido Norte.
Essa situação se repete semanalmente enquanto motoristas padecem em horas e horas nas filas para deslocamentos que, em condições normais, são simples.
Como o atual contrato do Estado funciona por adesão, o equipamento teve que ser deslocado do município de Palhoça. O sinistro de terça-feira, o guincho foi acionado às 9h30 e conseguiu chegar ao destino só às 11h20.
O caminhão foi retirado às 11h47 e, como reflexo, as filas preencheram a Beira-Mar Norte até a saída da avenida Mauro Ramos.
Para quem precisou circular pela região esse engarrafamento ainda se manteve por mais algumas horas até que o fluxo fosse normalizado.