Nesta quinta (31) e sexta (1º), a Secretaria de Educação de São José promove o 3º Seminário das Escolas Integrais. O evento vai reunir aproximadamente 130 professores da rede municipal, que atuam nas turmas de educação em período integral. O Seminário será realizado das 8h às 17h, na sede da GranFpolis (Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis).
Ao longo dos dois dias, os professores apresentarão 36 práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. “Certamente as apresentações servirão como inspiração, troca de saberes e como uma oportunidade de aprendizado coletivo, fortalecendo a educação em período integral em São José”, citou a Secretária de Educação, Cláudia Macário.
Além das práticas pedagógicas, o evento contará com apresentações culturais, produzidas por alunos com a supervisão dos professores.
No Ensino Fundamental, a rede municipal de ensino de São José oferece a modalidade de ensino integral em seis escolas:
- CEM São Luiz (do 1º ao 5º ano, desde 2012)
- Escola Básica Altino Corsino da Silva Flores (do 1º ao 5º ano, desde 2012)
- CEM José Nitro (do 1º ao 5º ano, desde 2014)
- CEM Jardim Solemar (do 1º ao 5º ano, desde 2023 com jornada ampliada; e desde 2024, com período integral)
- CEM Morar Bem (com cinco turmas, sendo quatro do 1º ano e uma do 2º ano, desde 2024)
- CEM Renascer (com quatro turmas, sendo duas do 1º ano e duas do 2º ano, desde 2024)
Ampliação da educação em tempo integral
Gradativamente, a Prefeitura de São José vem ampliando o número de vagas em tempo integral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Até 2022, tínhamos 3 unidades de Ensino Fundamental na condição de Período Integral. Hoje, são seis escolas. No tempo integral do Ensino Fundamental, os estudantes permanecem nas unidades educativas desde o período da manhã até à tarde; recebem as refeições e, além do componente curricular regular, participam de projetos especiais, como: xadrez, informática, dança e teatro.
Na Educação Infantil, a rede municipal oferece mais de 4 mil vagas em período integral. No comparativo 2021-2024, a Prefeitura de São José praticamente dobrou o número de crianças e alunos atendidos em período integral, saltando de aproximadamente 2,7 mil para mais de 5 mil.
O cálculo considera os avanços na rede municipal de ensino e nos estabelecimentos credenciados no Programa Bolsa Educação.