Usina Maruim será reativada após 52 anos de inatividade neste fim de semana em São José

Usina Maruim será reativada após 52 anos de inatividade neste fim de semana em São José
Foto: PMSJ/Divulgação

Após 52 anos de inatividade, a Usina Maruim, localizada no Bairro Colônia Santana, será reativada neste sábado (26), com a ativação dos motores às 9h30. Além da preservação do patrimônio histórico de São José, a usina voltará a fornecer mil quilowatts ao parque gerador da companhia, suficiente para atender a cerca de duas mil unidades consumidoras do município.

A cerimônia contará com a presença do governador, Jorginho Mello, do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, do presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, do diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Eloi Hoffelder, demais membros da diretoria da empresa e autoridades.

Os portões abrem para a população às 8h30 e a solenidade de ativação dos motores está marcada para 9h30. Por volta de 13h, autoridades presentes irão descerrar a placa de reinauguração.

Com investimentos de R$ 9 milhões, oriundos da própria Celesc, a unidade voltará a gerar energia elétrica 52 anos após o encerramento de suas atividades, em 1972.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila destaca a importância da reativação da usina.:”Quando vemos as condições que está e o que se mantém de pé, a gente entende que quando uma coisa é bem-feita, ela dura para sempre. E recuperá-la é um marco para o Município. Ela passará a fazer parte da rota turística e cultural de São José, pois ela será uma usina parque”.

Durante todo o dia, a programação gratuita inclui atividades culturais, visitas guiadas, exposição histórica, feira de artesanato e atrações do projeto “Celesc nas Escolas”. Comidas e bebidas serão comercializados por food trucks no local.

Histórico

Esta foi a segunda usina implantada em Santa Catarina, e depois de inaugurada, se tornou a terceira mais importante do país na geração de energia elétrica. As três turbinas eram alimentadas por adutoras que captavam a água da represa formada no Rio Imarui. A energia elétrica (cerca de 600 KW) produzida na usina abasteceu toda a região por vários anos, levando progresso a São José, Biguaçu e Florianópolis.

Com o surgimento de outras usinas maiores e mais modernas, foi desativada em 1972, após mais de 60 anos em operação com a configuração original. Em 2005, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município. Fruto de um acordo entre o Município e a Celesc, a usina está foi revitalizada e se tornará um importante projeto turístico e de recuperação histórico de São José.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%