Na noite de terça-feira (22), São José tornou-se a mais nova cidade catarinense a receber uma sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A fundação oficial da entidade ocorreu em uma cerimônia marcada pela presença de autoridades locais, voluntários e familiares.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila e a primeira-dama Sandra Mikulski, madrinha do projeto, participaram do evento, que também contou com a presença da presidente estadual da Rede, Maria Christina Dorigatti, da secretária de saúde de São José, Sinara Simioni e Daniela Schlemper, esposa do vice-prefeito Michel da Silva Schlemper.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade sem fins lucrativos que existe há mais de 60 anos e possui 77 sedes espalhadas pelo estado de Santa Catarina. Em São José, a rede terá o apoio do poder público e de empresários locais, com o objetivo de oferecer suporte a pacientes e promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, em especial o câncer de mama e de colo do útero, que são os que mais atingem mulheres.
A iniciativa de trazer a Rede para a cidade partiu da atual presidente e contou com apoio da primeira-dama Sandra Mikulski e de um grupo de amigas e parceiras que abraçaram a causa.
Durante seu discurso, Sandra destacou o longo processo de um ano para concretizar o projeto: “Há muito tempo olho as mulheres de rosa e comecei a pesquisar sobre isso, mas quando comecei, não era o momento certo. Agora chegou. Faz um ano que venho construindo todo esse processo em parceria com mulheres incríveis”, afirmou.
O evento também foi marcado por homenagens emocionantes à ex-presidente Maria Círia Aragão Zunino, que faleceu recentemente. Em reconhecimento ao seu legado, foi realizado um minuto de silêncio, lembrado nas falas de Sandra e de Maria Christina Dorigatti, que assumiu a presidência estadual da Rede até o final deste ano.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressaltou a importância da Rede para São José: “Venho de uma família de muitas mulheres, e 80% dos funcionários da prefeitura são mulheres. Isso demonstra a preocupação, o respeito e o carinho que devemos ter com nossas mulheres”, disse o prefeito, destacando seu compromisso em apoiar a entidade no município.
Com o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero, realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama e apoiar pacientes mastectomizadas, a Rede Feminina atua como um importante centro de acolhimento. Além disso, a Rede Estadual capacita e orienta as unidades municipais para incentivarem as mulheres a realizarem exames preventivos.
A cerimônia de fundação também marcou a posse da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade em São José. Lilian Terezinha Madaloni, empossada como presidente, ressaltou os desafios que virão pela frente: “Tem muito trabalho pela frente, mas tenho certeza de que, juntas, conseguiremos. Errando e acertando, como é normal, mas cada uma fazendo um pouquinho, nós vamos alcançar nossos objetivos”, afirmou Lilian.
A nova diretoria empossada é composta por:
- Presidente: Lilian Terezinha Madaloni
- Vice-Presidente: Josiane Tonetto
- Primeira Secretária: Eliane Ferreira Mansur
- Segunda Secretária: Thainá Formigoni da Silva
- Primeira Tesoureira: Genivalda Ronconi de Amorim
- Segunda Tesoureira: Alessandra Ana Medeiros de Araújo
- Conselho Fiscal: Cleomara Teresinha Anhalt, Priscila Schiestl Pinhero, Sandra Regina Mikulski, e suplente Maristela Baldissera.
Com esse marco, São José se junta à luta pelo combate ao câncer, reforçando a importância do acolhimento, da prevenção e do diagnóstico precoce na cura dessa doença.