A SCGÁS inaugura nesta quarta-feira (16) o Projeto Serra Catarinense, um dos maiores projetos de distribuição de gás natural do Brasil. O evento acontece na Associação Empresarial de Lages a partir das 19h. Serão apresentados os principais desafios enfrentados na construção da rede e os benefícios do gás natural para a economia local.
O município, até então, era atendido pela rede local e isolada que é abastecida com o modal GNC (Gás Natural Comprimido).
O projeto teve início em dezembro de 2010 e totaliza mais de R$ 350 milhões de investimento. Na época, foi considerado um projeto ousado por sua amplitude e desafios técnicos e de engenharia, considerando a geografia catarinense.
Foram construídos mais de 220 km de gasoduto que conectam várias cidades da região serrana, no trecho de Indaial a Lages. A construção exigiu soluções de engenharia avançadas e tecnologias poucas vezes usadas no país.
O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, fornecendo gás natural para indústrias, postos de combustíveis, comércios e residências. Além de atender a indústrias e postos de combustíveis, também apresenta um potencial de consumo de 30 mil metros cúbicos por dia.
A expansão urbana em Lages já conta com diversos clientes, incluindo hotéis e restaurantes, além de planos para novos projetos residenciais na região.