Liminar da Justiça suspende 10 artigos do Plano Diretor de São José, aprovado neste ano

Liminar da Justiça suspende 10 artigos do Plano Diretor de São José, aprovado neste ano pela Câmara
Foto: PMSJ/Divulgação

Uma liminar da Justiça catarinense suspendeu dez artigos e dois incisos de uma lei do novo Plano Diretor de São José, que trata do ordenamento urbano.

A ação, movida pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), questiona emendas aprovadas pela Câmara Municipal que autorizam construções em áreas de preservação permanente, contrariando o Código Florestal.

A decisão liminar concedida pela Justiça nesta semana atendeu a um pedido do MP e suspendeu os artigos 16 a 25, bem como dos incisos I e II, do item 78, do anexo 4, todos da Lei Complementar n. 167. O Plano Diretor é um instrumento usado para o planejamento urbano da cidade, que define as regras para o uso do solo, entre outros objetivos.

Em agosto, o Ministério Público já havia recomendado ao município o veto a 32 emendas inseridas no Plano Diretor sem participação popular e ignorando um parecer técnico contrário elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, mas o pedido não foi atendido.

Os projetos de lei referentes ao Plano Diretor foram sancionados com vetos parciais que, posteriormente, foram rejeitados sem discussão com a comunidade ou deliberação individual pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativa, de acordo com o MP.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%