Mostra de Cinema Infantil vai à escola reunindo 40 mil expectadores

Mostra de Cinema Infantil vai à escola reunindo 40 mil expectadores
Foto: PMF/Divulgação

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa nesta sexta-feira (11), e vai até 19 de outubro. Mas, na rede municipal de ensino da Prefeitura, o evento se estenderá até dia 30. Escolas, creches, núcleos da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), além de sedes do Bairro Educador terão a oportunidade de assistir e debater mais de 80 filmes, que estarão disponíveis on-line.

Cada unidade já se programou com as mais diversas sessões envolvendo estudantes e profissionais. A parceria entre Mostra de Cinema e Secretaria de Educação existe desde 2002.

O objetivo é proporcionar gratuitamente arte e acesso à cultura para crianças de diferentes contextos sociais por meio de filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo.

“Alma de Graveto” (de Marcos Faria, animação, SP, 2024, 9’) é um curta para encantar crianças da educação infantil. O personagem central, Graveto, encontra seres feitos de folhas, flores, sementes, gravetos, cascas de frutas, pedrinhas . Um filme recheado de descobertas, humor, trapalhadas e amor.

Para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano), uma sugestão é “Linetchi, a menina curiosa que veio do Haiti” (de Di Florentino, documentário, PR, 2023, 13’).

Sem medo de nada, a garotinha mora em Curitiba. Ela sempre dá um jeito de se divertir em tempos chuvosos. O filme integra a série Ninhos em Movimento, que conta histórias pelos olhares de crianças migrantes e em situação de refúgio no Brasil.

Entre as muitas opções, os anos finais poderão acompanhar “A árvore de alfajor” (de Marcela Soares, animação, SC, 2021, 9’). Uma Moça acorda. Ao sentar-se, percebe que está diante de uma floresta de Sequoias Gigantes, que atingem 100 metros de altura e que vivem por séculos.

“O Medo dos Vivos” (de Maia Silva, ficção, SC, 2024, 13′) é um curta-metragem independente, produzido e roteirizado pelos estudantes da Escola Olodum Sul, a única unidade do mundo fora de Salvador. O filme trata de assuntos como o racismo, intolerância religiosa, e respeito à cultura brasileira, em uma história cheia de suspense e mistério. Um ótimo filme para a EJA.

Com 38. 171 estudantes, a rede municipal de ensino é formada por 85 núcleos de educação infantil, 39 escolas básicas e 22 localidades da EJA. Sob a responsabilidade da SME, em 12 sedes, há ainda o Programa Bairro Educador, responsável por 2.100 pessoas.

Sessões com acessibilidade

A programação da Mostra de Cinema inclui filmes acessíveis em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e sessões com audiodescrição. No dia 23 de outubro, na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, haverá sessão pela manhã (9h às 10h) e à tarde (14h15 às 15h15) para as turmas de dois estudantes surdos.

Demais estudantes e professores surdos, e intérpretes de Libras de outras unidades, estão convidados a participarem. A proposta é assistir a alguns curtas e promover uma discussão com os presentes.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%