A derrota do Avaí para a Chapecoense no domingo por 1 x 0 na Arena Condá complicou a luta pelo acesso. Com 40 pontos e 10 jogos por disputar, o Leão da Ilha precisará de pelo menos sete vitórias. Uma missão nada fácil para a equipe de Enderson Moreira, que não consegue fazer boas apresentações. O gol da vitória da Chapecoense foi de Rafael Carvalheira aos 38 minutos do primeiro tempo.
O Avaí fez novamente uma apresentação fraca, com muitos erros individuais. As escolhas do técnico Enderson Moreira não acrescentaram ao futebol da equipe. Faltou jogo coletivo e estratégia para alcançar algo melhor.
As melhores chances do Avaí foram no primeiro tempo, mas na etapa final a Chapecoense deu a bola para o Avaí, que não soube ou não teve competência para chegar pelo menos ao gol de empate.
“A vingança é um prato que se come frio”, diz o dito popular. Não que a vitória de Dal Pozzo e a equipe tenha sido uma vingança. Mas foi o troco que deu Dal Pozzo aos dirigentes e jogadores azurras pela sua inesperada demissão da Ressacada, depois de acumular muitos pontos para o clube. Fez uma série de onze partidas sem derrota e cinco vitórias seguidas. Enderson não conseguiu isso. Há quem diga que se tivesse continuado, a situação seria diferente.
Na saída de campo, Gilmar Dal Pozzo desabafou com o torcedor chapecoense. Vibrou demais, deu socos no ar, pois sabe o quanto foi importante vencer o Avaí e deixar e tirar a equipe da Zona de Rebaixamento da Série B. Dal Pozzo já livrou a Chape de outros rebaixamentos e está encaminhado para outra salvação. O que justifica o desabafo e a grande vibração na saída do gramado.
As explicações do técnico Enderson Moreira após a partida não convenceram. Faltou ao Avaí futebol coletivo, poder de decisão. Alguns jogadores estavam muito abaixo. É o caso de Natanael, lateral esquerdo, que foi muito mal no apoio e na marcação. O atacante Garcez completou a vigésima partida sem fazer gol. Perdeu gol feito na frente do goleiro neste domingo, demonstrando total falta de confiança. Além de Vagner Love, fora de posição e sem energia para fazer o que sabe, gols.
O Avaí terá uma semana inteira de trabalho para organizar a casa e tentar vencer o Guarani na próxima segunda-feira (30), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Não há outro resultado que possa ajudar o Avaí que não seja a vitória. Enderson terá Willian Maranhão e Pedrinho, que voltam de suspensão, e ainda outros lesionados que já estão liberados.