O técnico Vinícius Eutrópio, 58 anos, assumirá a Seleção de Futebol de Brunei, país asiático que busca subir no ranking do futebol internacional. O profissional embarcou nesta sexta-feira (20), acompanhado de sua equipe: o auxiliar técnico Felipe Sampaio, do preparador físico Solivan Dalla Valle e do treinador da Seleção de Futsal, Rubio Guerra. Eutrópio, professor da CBF Academy, tem larga experiência no futebol como atleta e técnico e busca valorizar e contribuir para a abertura do mercado de trabalho no futebol da região.
“Temos o grande desafio de disputar a Mitsubishi Cup e a Copa da Ásia. Agregado a tudo isso, vamos promover cursos, desenvolver o futebol como um todo, das categorias de base ao profissional, em todas as áreas. Envolvimento com os atletas, com os profissionais locais e os treinadores estrangeiros, aplicando o planejamento que fizemos. Foram praticamente dois meses de conversa e estou levando a minha equipe. Mais um desafio que, tenho certeza, será outra grande conquista na carreira, contribuindo para a abertura de mercado de trabalho para os treinadores brasileiros”, destacou.
Brunei é um pequeno país no sudoeste asiático, com população de 449 mil habitantes e apresenta uma economia rica que tem como carro-chefe a exploração de petróleo e gás natural. Fica na ilha de Bornéu e a capital é Bandar Seri Begawan. Quem visita Brunei encontra florestas e montanhas, além de uma estreita planície costeira. Mesmo sendo um dos menos populosos da região, é um país rico por conta da exploração petrolífera. O idioma oficial é o Malaio, mas os habitantes também usam o inglês. Dá para dizer que fica perto da Indonésia e Austrália. Onze horas de fuso horário em relação ao Brasil.
A Associação de Futebol de Brunei Darussalam dirige o futebol local, responsável pela organização dos campeonatos disputados no país e também a Seleção Nacional. Foi fundada em 1959, mas é filiada à FIFA desde 1972 e à Confederação Asiática de Futebol desde 1969. É a entidade sucessora da Associação de Futebol de Brunei (BAFA), suspensa pela FIFA e pela AFC em 2008, por interferência governamental.
Vinícius Eutrópio é natural de Mutum (MG), nascido em 27 de junho de 1966, foi atleta profissional atuando como volante e defendeu onze equipes. Além do Figueirense em Santa Catarina, também defendeu o Criciúma, Juventus de Jaraguá do Sul e Tubarão. Depois iniciou a carreira como técnico profissional no Ituano em 2009, de onde saiu para fazer parte da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira, no Fluminense. Foi efetivado com a saída de Parreira. Dirigiu pelo menos 20 equipes. Teve experiências na Europa e também no mundo árabe. Atualmente é professor do curso de treinadores da CBF Academy há mais de dez anos.
Na sua longa carreira como jogador e técnico, acumulou muitas conquistas. Como jogador foi campeão catarinense em 1989 pelo Criciúma e ganhou o supercampeonato catarinense e a Copa Santa Catarina de 1996. Como treinador foi Campeão Catarinense em 2014 pelo Figueirense, Campeão da Copa Santa Catarina pelo Joinville em 2020 e da Recopa de SC em 2021. Dirigiu ainda o Bolívar, da Bolívia, disputando a Libertadores. Seu último clube foi o Tacuary, do Paraguai, que conquistou a permanência na primeira divisão.