Uma reunião ampliada da Bancada da Grande Florianópolis vai tratar das consequências e dos desafios das queimadas na região. O encontro será nesta quinta-feira (19), às 14h, na Sala das Comissões 1 da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
As pautas da reunião serão: prevenção, sistema de alerta e combate; qualidade do ar, alertas e medidas de saúde pública; e ações legislativas sobre indicadores, procedimentos, medidas sanitárias e estações de medição.
A bancada é coordenada pelo deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) e integrada por Camilo Martins (Podemos), Sergio Motta (Republicanos) e Sergio Guimarães (União Brasil). Haverá transmissão ao vivo da reunião pelo canal da Alesc no YouTube.
Estão confirmados para compor a mesa: o diretor de Controle e Passivos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Diego Hemkemeier Silva; o superintendente da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi de Faria; o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, Guilherme Dallacosta; o comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar e presidente da Coordenadoria de Prevenção e Combate a incêndios florestais, Coronel Zevir; o coordenador da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) e presidente do Conselho Regional de Biologia de Santa Catarina, professor João de Deus; o representante do Instituto Çarakura Luiz Pimenta; o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e supervisor do Laboratório de Controle da Qualidade do Ar, Leonardo Hoinaski; e ainda representantes da Polícia Militar Ambiental de SC, da comunidade Quilombo Vidal Martins e do Coletivo UC da Ilha.