Confira como foi o debate entre candidatos à prefeitura de Palhoça da Pan News Floripa

Confira como foi o debate entre candidatos à prefeitura de Palhoça da Pan News Floripa
Foto: Vick Fortes/Jovem Pan News Florianópolis

A Jovem Pan News Floripa reuniu cinco candidatos a prefeito de Palhoça para o segundo debate da campanha eleitoral de 2024. O encontro desta segunda-feira (16), que teve transmissão ao vivo pelo YouTube e 103.3 FM, começou às 9h30, no auditório da Unisul Pedra Branca e durou mais de duas horas, mediado pelo jornalista e coordenador da emissora, Emanuel Soares.

Participaram do debate: Ana Vaz (PSOL); Luciano Pereira (PSD); Gilliard Martins (PDT); Eduardo Freccia (PL) e Tânia Slongo (PT).

O formato estabelecido pela Pan News consiste em bolsas de tempo de no máximo dois minutos para cada candidato, onde poderá administrar o tempo para apresentar propostas, perguntar e estabelecer um diálogo direto entre ele e o opositor, situação que no formato tradicional não ocorre. Sempre haverá intercâmbio entre dois candidatos.

Foram cinco blocos ao todo. Dois blocos com temas livres, o primeiro e o terceiro, dois com temas determinados, o segundo e o quarto, sorteados ao vivo e um bloco final com as considerações.

Ao final, cada candidato fez sua consideração sobre o debate. Confira as opiniões de cada um em ordem alfabética:

Ana Vaz (PSOL)

“Obrigada pelo espaço ofertado pela Jovem Pan News. Eu acho que a gente sempre tem dificuldade em colocar tudo que a gente quer, mas conseguimos expor e as pessoas conseguiram conhecer os candidatos de uma forma mais transparente. Com o debate, a população também se interessa em conhecer mais os candidatos. É o início de um processo que eu espero ter muito sucesso. Quero pedir que todos considerem o nosso plano de governo como um plano voltado para o direito e a vontade do povo. A gestão participativa, onde o povo participa e atua ativamente com o seu governo. Eu não sou candidata a prefeita, eu estou candidata a prefeita. O plano de governo não foi construído somente por mim e minha equipe, mas por todos que caminham junto com o PSOL.”

Eduardo Freccia (PL)

Foi um debate muito positivo, tivemos a noção exata do que será oferecido para Palhoça. Ouvimos mais sobre a continuidade do nosso trabalho, muitas ações da nossa gestão que serão continuadas. Estamos no caminho certo, fazendo o trabalho que precisa ser feito, com um processo democrático. Palhoça representa Santa Catarina e o Brasil. Vivem pessoas no nosso município de todo o país, que vieram para cá em busca das oportunidades que aqui são oferecidas, onde o município investe em obras e faz com que as pessoas possam empreender e conseguimos ter crescimento e qualidade de vida. Queremos continuar esses trabalhos. Nós temos obras que precisamos dar continuidade, como a avenida que vai ligar o Frei Damião ao Pagani, as obras do nosso Hospital, novas pontes, elevados, melhorias na região Sul do município.”

Gilliard Martins (PDT)

“Agradeço a Jovem Pan News pela oportunidade. Foi bem propositivo, mostramos o plano de governo, mostramos quem é quem, quem está a favor da mudança, e eu peço meu voto para mudança verdadeira. Esclareço, também, que não sou contra os sindicatos. Eu estou aqui para tentar fazer uma política diferente, mostrar para o povo que essa velha política onde se digladiam um e outro, não compensa. Palhoça hoje tem o maior número de pescadores artesanais. Palhoça depende muito das pessoas que cuidam da reciclagem do lixo, por isso também vamos pensar em quem cuida deste trabalho. Temos no plano de governo de uma escola técnica municipal junto com a escola profissionalizante, da UPA da Criança entre tantos outros.”

Luciano Pereira (PSD)

“Avaliação muito positiva, um debate esclarecedor. A população precisa nos conhecer, espero que a população escolha de uma forma muito consciente quem vai trazer desenvolvimento para a cidade, afastando a corrupção, e que as pessoas consigam se sentir seguras no município. Disputamos essa eleição de uma forma muito leve e temos uma aceitação grande nas ruas e não acreditem em pesquisas fake. Quero afastar qualquer tipo de corrupção dentro prefeitura. Vamos fazer uma administração técnica e voltada para Palhoça e realmente vamos administrar para quem é o verdadeiro dono da cidade: o morador, pagador de impostos, a quem devemos o nosso respeito.”

Tânia Slongo (PT)

“Agradeço o espaço do debate, muito importante para confrontar ideias e propostas, mas especialmente para perceber que aqui a gente tem mais do mesmo e que precisamos colocar uma mulher na prefeitura. Palhoça precisa de uma gestão humanizada. O orçamento participativo vai permitir que a gente escute todas as pessoas, que as mais excluídas estejam no nosso orçamento, queremos escutar todas as pessoas desta cidade. É uma forma de gestão que as pessoas saibam onde está o dinheiro público. Nós mulheres queremos fazer democracia. Quero fazer valer as políticas públicas, cuidando dessa cidade de forma humanizada. Sou a única candidata que tem portas abertas com o governo federal. Lula mandou dinheiro para Palhoça em muitos projetos. Nós estamos lutando junto com a federação garantindo nossos vereadores, fazendo seu papel importante de fiscalização.”

Confira o debate na íntegra:




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%