O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) lança nesta semana a campanha “Semana do e-Título”, que vai intensificar a divulgação sobre o aplicativo da Justiça Eleitoral. Estão previstas ações nos canais institucionais e mídias de rua, além de parcerias com instituições públicas e veículos de imprensa.
Desenvolvido em 2017, o e-Título oferece uma série de funcionalidades, como consulta ao local de votação e seção eleitoral, emissão de certidões e guias de multa, acesso a informações sobre filiação, cadastro como mesário voluntário, entre outras.
Quando o eleitor tem a biometria coletada na Justiça Eleitoral e o aplicativo apresenta foto, o e-Título conta como uma forma de identificação na seção eleitoral, sem necessidade de apresentar outro documento.
O app também pode ser usado para justificar a ausência ao pleito, inclusive no próprio dia da eleição — desde que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral e comprove ativando o recurso de localização do smartphone.
Entretanto, o eleitor deve estar atento e fazer o download e emissão do documento digital com antecedência, considerando a alta demanda no período mais próximo à votação. Além disso, quem já possui o aplicativo baixado deve conferir se o software está atualizado na sua versão mais recente. No dia da eleição, que neste ano ocorre em 6 de outubro, a emissão do e-Título é suspensa.
Em Santa Catarina, mais de 1,7 milhões de usuários já baixaram o e-Título, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que representa cerca de 30% do eleitorado catarinense apto a votar nas Eleições Municipais de 2024. Em todo Brasil, já são mais de 46 milhões de downloads.
O app está disponível gratuitamente para aparelhos iOS, na App Store, e Android, na Google Play.