A Jovem Pan News Floripa reuniu quatro candidatos a prefeito de São José para o primeiro debate da campanha eleitoral de 2024. O encontro desta segunda-feira (9), que teve transmissão ao vivo pelo YouTube e 103.3 FM, começou às 9h30, no auditório do hotel K-Platz e durou cerca de duas horas, mediado pelo jornalista e coordenador da emissora, Emanuel Soares.
Participaram do debate: Adeliana Dal Pont (PL); Antônio Battisti (PT); Moacir da Silva (Podemos) e Vanessa Miles (Novo). O atual prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) não se faz presente neste primeiro debate, com a justificativa de uma reunião com a Secretaria de Saúde e a Procuradoria do Município.
O formato estabelecido pela Pan News consistiu em bolsas de tempo de no máximo dois minutos para cada candidato, onde puderam administrar o tempo para apresentar propostas, perguntar e estabelecer um diálogo direto entre ele e o opositor, situação que no formato tradicional não ocorre. Houve, também, intercâmbio entre dois candidatos.
Foram cinco blocos ao todo. Dois blocos com temas livres, dois com temas determinados sorteados ao vivo e um bloco final com as considerações.
Ao final, cada candidato fez sua consideração sobre o debate. Confira as opiniões de cada um em ordem alfabética:
Adeliana Dal Pont (PL)
“Eu gostei bastante do debate, foi uma oportunidade de debater ideias e a gente fica sempre à margem por não ter geração de imagens por aqui. Conhecer os candidatos e comparar, é importante que se faça isso por meio dos debates. Agradeço a você que tem me recebido e tem me abraçado em todos os cantos. Não há nada que desabone a minha conduta, por isso que vou a todos os cantos, na festa da Igreja, na comunidade. Sou pessoa que convivo com a minha comunidade todos os dias, não só em tempo de campanha. Eu não sou prefeita de uma bandeira só, eu sou prefeita para cuidar de São José.”
Antônio Battisti (PT)
“Sem a participação dos recursos do Governo Federal é impossível o município dar conta de saúde, educação, segurança pública, entre outros. É preciso que tenhamos esse recurso vinculado para atender na ponta. O debate foi bem propositivo, a Jovem Pan News Floripa está de parabéns pelo enfrentamento de ideias e propostas para dar um novo horizonte àquelas pessoas que chegam a São José. Vou defender as reivindicações das pessoas que mais precisam, na segurança, no transporte coletivo, na creche e na educação. Nós temos que brigar de verdade é pelo direito do povo.”
Moacir da Silva (Podemos)
“Momento extremamente importante para a cidade, nos leva para os lares para que as pessoas possam nos ouvir e ir a busca dos nossos planos de governo. Nosso principal olhar da cidade é o que o eleitor precisa ver, que jeito queremos administrar a cidade?. Nós vamos abrir a UPA da Serraria, vamos criar o Hotel do Idoso, para que o idoso possa ficar durante o dia e que suas famílias tenham tranquilidade de terem acolhido seu ente querido, vamos criar a praça da família, com acompanhamento técnico para as crianças e jovens e que toda família possa se encontrar. Vamos avançar no Projeto São José inclui, São José acessível para todos em todos os campos.”
Vanessa Miles (Novo)
“Agradeço a Jovem Pan News Florianópolis para que os eleitores conheçam a minha proposta. Quando falamos de gestão estratégica, não precisamos reinventar a roda, a gente pode ver o que dá certo para acelerar a entrega do resultado, como temos em Joinville, na área da educação e saúde. Somos referência nacional em saúde básica em Joinville e em Minas Gerais e é o que vamos fazer em São José. Vamos transformar a saúde com a tecnologia, reformar os pontos que precisam ser reformados. Compromisso com a segurança pública e as pessoas em situação de rua.”