São José é o segundo município que mais gerou empregos em junho em Santa Catarina, com criação de 1.884 empregos com carteira assinada. O ranking considera o saldo de vagas formais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A cidade de Florianópolis lidera no Estado.
De acordo com o Caged, São José gerou mais empregos no setor de serviços, com um saldo de 1.521 empregos, seguido pela indústria e o comércio.
Segundo o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rubens Pereira Júnior, apesar do município ter uma postura proativa no mercado de trabalho, os números também refletem as estratégias da prefeitura, por meio do desenvolvimento econômico, para apoiar os empreendedores.
“Na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, damos subsídios para que o empreendedor saia da informalidade; auxiliamos nas capacitações, para que estejam alinhados às exigências do mercado de trabalho, ajudando-os a expandir seus negócios a ponto de precisarem contratar novos funcionários”, afirma.
Estratégias para geração de emprego
A diretora do Espaço Empreendedor da Prefeitura de São José, Kamila Porfírio, destaca ações importantes para a geração de empregos no município.
Uma das estratégias foi a parceria com a Secretaria da Receita, voltada à desburocratização do ambiente de negócios. De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, de janeiro até o momento, São José teve 6.964 aberturas de empresas. Em 2023, foram abertas mais de 10 mil empresas.
Os processos foram integrados e otimizados, gerando mais eficiência e agilidade nas aberturas e manutenções de empresas.
Feirão das Oportunidades
Outra iniciativa para aumentar a empregabilidade em São José é o Feirão das Oportunidades, que já teve duas edições em 2023 e 2024.
A primeira edição reuniu 600 pessoas em busca de recolocação profissional e contou com a participação de mais de 30 empresas, como Fort Atacadista, Koerich, MRV, Atacadão, Mercado Livre, Casas da Água, entre outras. As empresas parceiras Senai, Senat e Uniasselvi ofereceram oportunidades de qualificação gratuitas ou bolsas com descontos.
Já a segunda edição contou com mais de mil participantes, e foram oferecidas mais de 1,7 mil vagas. Destas, 363 pessoas voltaram para casa empregadas. Nesta edição, os participantes receberam apoio da Fundação Catarinense Educacional para redigir e imprimir currículos.
Aumento do número de Microempreendedores Individuais
Em 2022, a Prefeitura de São José inaugurou o Espaço do Empreendedor e, desde então, dobrou o número de MEIs (Microempreendedores Individuais), que passaram de 19,2 mil em 2020, para 32,4 mil.
Com as capacitações e atendimentos, os MEIs conseguiram acelerar seus negócios, gerando novos empregos (diretos e indiretos).
O Espaço do Empreendedor já realizou mais de 13.437 atendimentos, entre orientações, formalizações e cursos para potencializar os negócios.