O Plano Diretor do município de Palhoça, na grande Florianópolis, ainda está na fase inicial de estudos e não deve ser atualizado em 2024.
O município vive a expectativa da atualização. Afinal, o atual foi criado em 1993, há mais de três décadas. De lá para cá, é estimado que o município tenha crescido em mais de três vezes.
Por conta disso, algumas regiões cresceram exponencialmente e são essas que exigem mais atenção do poder público, como destaca Kristy Cardoso Fabre, secretária de Infraestrutura e Saneamento de Palhoça
“Palhoça é muito procurada. Queremos trabalhar o sul do município, que são as praias. A gente quer fazer a prevenção ambiental e a balneabilidade. Nós temos o parque da Serra do Tabuleiro, além de bairros como o Bela Vista, que cresce muito por causa dos loteamentos, dos condomínios. São bairros que temos que ter uma atenção especial”, afirmou.
As audiências públicas com a comunidade devem começar nos próximos três meses, portanto, ainda neste ano.
Na Grande Florianópolis, a Capital atualizou a carta magna em 2023, Biguaçu em 2024 e o de São José falta apenas a sanção do prefeito Orvino Coelho de Ávila. Palhoça agora corre atrás para atualizar também, após mais de 30 anos.