A chegada de uma massa de ar polar a Santa Catarina nesta quinta-feira (8) deve causar chuva congelada e neve no Estado entre a noite de sexta-feira (9) e a madrugada de sábado (10), de acordo com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
As regiões mais atingidas serão o Planalto Sul e as regiões altas do Meio Oeste do Estado.
A condição, além de causada pela massa de ar frio polar, acontece devido à umidade que estará presente no período noturno de sexta-feira, ainda conforme a Epagri.
Após uma semana de temperaturas elevadas para a época do ano na terça (6) e na quarta-feira (7), com destaque para máximas próximas aos 30°C no Oeste Catarinense na terça, as temperaturas começam a cair ao decorrer de quinta-feira (8). O dia também promete chuva em todas as regiões do Estado, segundo a Epagri.
Na sexta-feira (9), as temperaturas permanecem baixas e a chance de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul entre a tarde e a noite aumenta.
A Epagri alerta, ainda, para as condições de chuva congelada, que podem ocorrer antes ou ao mesmo tempo em que a neve acontece, a depender da região.
Ainda por conta da massa de ar polar, o fim de semana em Santa Catarina será frio, bem como o parte da próxima semana.
Diferença entre chuva congelada e neve
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva congelada é quando um floco de neve passa por uma camada de ar com temperatura positiva durante a queda, descongelando e congelando novamente ao encontrar uma camada de ar mais frio próxima da superfície.
O fenômeno pode anteceder a queda de neve. Por isso, é comum observar chuva congelada misturada a flocos de neve.
A neve é diferente: ela acontece quando a precipitação ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo. Ela pode ter formato hexagonal, ramificado ou granular.