A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (1) a Operação PODs X-DOIS, em repressão ao contrabando, descaminho e comercialização de produtos eletrônicos, importados e cigarros eletrônicos em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em uma residência e em estabelecimento comercial no camelódromo da cidade.
As investigações na PF iniciaram em fevereiro de 2024, após o recebimento de informações cobre a comercialização desses produtos por meio da internet, para a região do Oeste Catarinense, e em estabelecimento comercial em Chapecó.
As medidas judiciais cumpridas nesta quinta visam a obtenção de provas sobre os possíveis crimes praticados, além de identificar e apreender bens possivelmente obtidos com dinheiro de origem criminosa.
Na ação, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos e outros produtos importados que não cumpriam as normas alfandegarias legais de importação e comercialização.
O inquérito policial segue em curso, e os investigados poderão ser indiciados pela prática do crime de contrabando e descaminho, cuja pena máxima pode chegar a cinco anos de prisão.
A operação contou com o apoio da Receita Federal e da Guarda Municipal de Chapecó.