O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) emitiu uma recomendação à Capitania dos Portos de Santa Catarina, para que o órgão avalie a possibilidade de restringir a navegação embaixo das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis. O motivo: placas de concreto caíram da ponte recentemente.
A alegação é que a queda das placas podem ser “nocivas à integridade de pessoas e embarcações”. A recomendação, assinada pelo promotor Daniel Paladino, dá prazo de cinco dias para manifestação da Capitania dos Portos.
Reparos
O MPSC também instaurou inquéritos civis para apurar a queda das placas de concreto das pontes, principais acessos entre a região insular e continental de Florianópolis. Sobre o descolamento das placas, a SIE (Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina) já havia informado que, em dezembro, lançou o edital para contratação da empresa para fazer os reparos das pontes.
Até agora, no entanto, não houve assinatura da ordem de serviço. Em março deste ano, a pasta fez nova tentativa de contratação de empresa, via dispensa de licitação.
O processo foi analisado pelo CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), que chegou a suspender a certificação de uma das concorrentes no certame.