A pesquisa da Rádio Jovem Pan News feita pelo Instituto Mapa mostra que 74% dos catarinenses aprovam o governador Jorginho Mello (PL) e as ações do governo. O índice é superior ao que elegeu Jorginho em 2022 e superior ao da aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O Mapa ouviu, a pedido da Jovem Pan News, 1204 entrevistados entre os dias 01 e 09 de julho com índice de confiança de 95%. A avaliação do desempenho do governo em treze áreas específicas de gestão pública apresenta resultados positivos. Saúde, educação e segurança, indicadas pelos entrevistados como o de maior importância para sua qualidade de vida.
No questionário, o Mapa perguntou “Você aprova ou desaprova a maneira do Governador Jorginho Mello administrar o Estado?”.
Ao todo, 74% dos entrevistados aprovam o governador, enquanto apenas 20% desaprovam. Por região, o maior índice apurado pelo Mapa está na região Oeste com 78,7%, enquanto no Sul 64,3% aprovam o governador.
O bom desempenho das pastas é colocado pelo catarinense na seguinte ordem: Segurança; Turismo. Economia, Trabalho e Renda; Saúde; Educação; Esporte; Cultura; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação; Assistência Social; Gestão Financeira do Estado; Habitação e Moradia; Obras, Transporte e Mobilidade.
Como Santa Catarina é o Estado mais seguro do Brasil, a pasta da segurança apareceu como a bem mais avaliada na pesquisa. No total, 52,8% creditaram notas de 8 a 10 a pasta. Na Saúde, o mesmo recorte tem 48% de aprovação.
O Turismo teve 52% de notas positivas, aparecendo como a segunda pasta mais bem avaliada. Recentemente, o governo catarinense anunciou voos diretos entre o Estado e Portugal, além da conexão com uma rota sem escalas até o Panamá, um dos principais hubs de conexão no planeta. Também foram feitos investimentos no turismo de frio, de praias e negócios.
Os dados levantados pelo Instituto Mapa evidenciam uma percepção majoritariamente positiva da população catarinense em relação ao desempenho do governo estadual e do governador Jorginho Mello.
Foram bem avaliados o conjunto administrativo e financeiro da gestão pública, referente ao segundo trimestre de 2024, resultados que colocam Santa Catarina entre os estados do país mais bem avaliados administrativamente.