O governador Jorginho Mello (PL) definiu que a vaga a vice na chapa de Topázio Neto (PSD) na disputa pela prefeitura de Florianópolis será ocupada pela vereadora Maryanne Mattos (PL). A escolha de Jorginho foi impactada pela lealdade a quem já estava no partido antes que ele fosse eleito governador, em 2022.
Maryanne Mattos foi eleita vereadora pelo PL em 2020, época em que apostou no projeto do partido, que havia lançado Pedrão Silvestre (hoje no PP) como candidato a prefeito em oposição a Gean Loureiro (União Brasil).
Na Câmara, manteve-se contrária ao então prefeito reeleito, mas mudou a postura quando ele renunciou para concorrer a governador e deixou o posto para Topázio Neto (PSD).
Mesmo assim, a relação distante da base aliada era uma dos fatores apontados por quem questionava sua indicação para compor a chapa. Os vereadores que apoiam Topázio na Câmara chegaram a fazer um movimento em favor de Gabrielzinho Meurer (PL) – articulação interrompida pela internação do vereador por causa de uma pneumonia, que acabou resultando em sua morte.
O nome de Maryanne Mattos se fortaleceu nas últimas semanas e superou as articulações que buscam um nome de maior peso eleitoral ou um “fato novo” para compensar a perda do apoio do ex-prefeito Gean Loureiro, que abraçou a candidatura de Dário Berger (PSDB). Os nomes apontados nesse movimento seriam os da vereadora Manu Vieira (PL) e do deputado estadual Bruno Souza (PL).
Prevaleceu, no entanto, o tempo de casa e a confiança conquistada por Maryanne Mattos nesses quatro anos de PL. A chapa Topázio/Maryanne deve ser confirmada nas convenções do PSD e do PL no próximo sábado (27).
Com informações de ND+.