A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a operação Dark Viber, com a prisão em flagrante de um homem que armazenava e divulgava material relacionado a abuso sexual infantojuvenil na internet. A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Florianópolis, expedido pela 1ª Vara Federal.
Por meio da Força Tarefa de Identificação de Vítimas, empregando técnicas de investigação cibernética, a PF conseguiu identificar o suspeito e o local de onde o crime era praticado.
Durante as buscas na residência do suspeito, os policiais apreenderam equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento. Em análise preliminar no local, foram encontradas imagens e vídeos contendo as cenas de abuso sexual infantojuvenil que eram compartilhados na Dark Web.
As investigações continuarão a partir da análise dos materiais apreendidos, nos quais poderão ser identificados outros criminosos.
O suspeito foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de armazenamento de material pornográfico infanto-juvenil e outros elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A pena do crime citado pode chegar a até cinco anos de reclusão.