Defesa Civil de São José alerta para chuva intensa neste final de semana

Defesa Civil de São José alerta para chuva intensa neste final de semana
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Com previsão de chuva intensa no fim de semana, a Defesa Civil de São José está em sobreaviso neste sábado (13) e domingo (14). A recomendação é que a atenção seja redobrada, e a comunidade fique atenta às eventuais situações de risco.

No sábado, a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre Santa Catarina trará novamente chuvas intensas e volumosas ao Estado. As precipitações devem começar na manhã de sábado, intensificando-se entre a tarde e a noite, e se estendendo até a manhã de domingo.

O sistema deve se afastar para o mar no decorrer do domingo, diminuindo a intensidade das chuvas em todo o estado.

Em São José, de acordo com a Defesa Civil, as chuvas devem ser intensas e com um volume menor. No entanto, devido às chuvas acumuladas ao longo da semana e a fragilidade do solo existe risco de deslizamentos e alagamentos pontuais.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido a constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. A Secretaria de Infraestrutura também estará de sobreaviso no fim de semana. Havendo alguma situação de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199.

Temperaturas baixas

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, o tempo instável e chuvoso, combinado com a presença de uma massa de ar frio, tem mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses. Em São José, as temperaturas mínimas ficam na média de 14ºC, durante todo o final de semana. Este comportamento permanece pelo menos até o fim de semana.

Para as madrugadas e amanhecer são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C.

Orientações

A orientação é que, em caso de chuva volumosa, a população evite trafegar por áreas alagadas, principalmente em pontes submersas e pontilhões. É preciso evitar o contato com as águas e deve-se ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Outra orientação é ficar atento ao risco de ser atingido por objetos, como placas e árvores que podem ser arremessados com a força do vento. Por isso, em caso de temporal, deve-se sempre buscar um local seguro para se abrigar. Além disso, com chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%