Os trabalhadores técnico-administrativos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) encerraram a greve na sexta-feira (5), após 117 dias, informou o Sintufsc (Sindicato dos Trabalhadores da UFSC). Eles voltaram aos postos nesta segunda (8).
A greve começou em 11 de março. A paralisação terminou após um acordo entre os trabalhadores e a reitoria da universidade. Os professores da UFSC também fizeram greve este ano e ficaram 40 dias parados. Eles resolveram terminar a paralisação após assembleia em 17 de junho.
Entre os termos do documento assinado pelas duas partes estão a previsão de eleições para direção no Hospital Universitário (HU), reforma e reestruturação do RU (Restaurante Universitário) e da BU (Biblioteca Universitária), efetivação da CISSP (Comissão Interna de Saúde do Servidor Público) e estudos para a viabilidade da volta do SASC (Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária).
Nacionalmente, a greve foi encerrada a partir da assinatura de acordo com governo federal pela entidade federal representante da categoria, Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) no dia 27 de junho, em Brasília.
O acordo prevê apenas 14% total de reajuste salarial (9% em 2025 e 5% em 2026), aumento total de 0,2% na progressão salarial (0,1% em 2025 e 0,1% em 2026) e reestruturação dos níveis de carreira.