Os aeroportos de São Joaquim, na Serra Catarinense, e de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, foram autorizados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voltar a operar.
Com isso, o Estado passa a ter 21 aeroportos em funcionamento. Os dois aeroportos recém-autorizados pelo órgão regulador do Governo Federal estão fechados há anos.
O Ismael Nunes, em São Joaquim, não opera desde 1992 (32 anos), enquanto o aeroporto de Dionísio Cerqueira não funciona desde 2013 (11 anos).
Em nota, a Anac informou que os aeródromos tiveram os processos de homologação analisados junto à Agência, mas que o processo só será concluído quando for publicada a portaria de inscrição no Diário Oficial da União.
Santa Catarina possui 21 aeroportos, dos quais, três estavam fechados no início de 2023. Com a liberação ocorrida em Forquilhinha, no Sul do estado, apenas os aeroportos de São Joaquim e de Dionísio Cerqueira estavam inoperantes. Dessa forma, todos os aeroportos de Santa Catarina, agora, estarão em funcionamento.