Dentre uma série de indicadores econômicos e sociais, Santa Catarina está entre um dos melhores Estados do Brasil para se viver. É, inclusive, o Estado mais seguro do País, de acordo com o Atlas da Violência 2024. Os municípios catarinenses destacam-se com algumas das menores taxas de homicídios em nível nacional. Também é de Santa Catarina a cidade mais segura do Brasil.v
Segurança em SC é destaque nacional
Os dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) presentes no Altas da Violência 2024 reforçam a posição do Estado catarinense como o mais seguro do Brasil. Os resultados, que se referem a 2022, informam que Santa Catarina teve uma taxa de 9,7 homicídios estimados por 100 mil habitantes naquele ano. Enquanto isso, a média nacional ficou em 24,5.
Entre 2017 e 2022, Santa Catarina registrou uma queda de 38,6% no número de homicídios estimados.
Esse ótimo resultado estadual começa nos municípios. Como prova disso, três cidades catarinenses estão entre as cinco mais seguras do Brasil. São elas: Jaraguá do Sul, Tubarão e Brusque. Outros cinco municípios — Criciúma, Lages, Blumenau, Florianópolis e Itajaí — estão entre os 50 melhores no ranking de segurança no País.
Vale ressaltar que a lista do Atlas da Violência 2024 considera apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. Eles somavam 319 ao todo no País em 2022, segundo o Censo mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Existe, ainda, uma diferença entre os conceitos de homicídios estimados e homicídios registrados. Nos registrados, Santa Catarina aparece na segunda colocação nacional, atrás de São Paulo. Mas o estado paulista tem uma grande defasagem entre os casos registrados e o total de mortes violentas.
Esse não é tanto o cenário catarinense. Foram 671 homicídios registrados no Estado em 2022, contra 722 estimados.
A Capital mais segura do Brasil
O Atlas 2024 dos municípios permite uma leitura ainda mais aprofundada sobre a questão da segurança em Santa Catarina. Ele informa, por exemplo, que Florianópolis é a Capital mais segura do País.
A cidade registrou uma taxa de 8,9 homicídios estimados a cada 100 mil habitantes em 2022. O número total foi de 48 casos naquele ano. Desde 2017, a capital catarinense teve uma queda de 17,24% nos homicídios.
Como comparação, as outras duas capitais da região Sul do Brasil apresentaram taxas muito mais altas. Curitiba teve 21 homicídios estimados por 100 mil habitantes; Porto Alegre, 29. Inclusive, Florianópolis é a única Capital estadual na lista de 50 cidades mais seguras do Brasil.
Outro ponto positivo de Florianópolis é que, ao lado de João Pessoa (PB), a cidade zerou a estatística de homicídios ocultos. Ou seja, o número de homicídios registrados reflete a totalidade dos crimes do tipo na localidade.