Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Civil, por meio da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Blumenau, deflagrou a Operação Publicis, cumprindo 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó e Pomerode.
A operação planeja identificar e prender os suspeitos de envolvimento nos disparos de arma de fogo contra a residência do ex-secretário municipal Michael Maiochi, ocorrido em 5 de fevereiro deste ano.
Os mandados foram expedidos após quatro meses de investigação intensiva, que contou com o uso de diversas técnicas para rastrear os autores das ameaças. Ao todo, oito pessoas foram identificadas como suspeitas.
A vítima, Michael Maiochi, havia recebido ameaças por meio de mensagens de WhatsApp, contendo acusações de atos de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, além de promessas de violência, culminando nos disparos em fevereiro.
A ação mobilizou 36 policiais civis e resultou na apreensão de uma motocicleta, duas armas de fogo, R$ 4.000 em dinheiro, além de documentos e celulares que serão analisados. Um dos investigados era funcionário da Samae até dezembro de 2023.
As autoridades ainda buscam esclarecer a verdadeira motivação dos ataques, que, segundo Maiochi, pode estar ligada à sua atuação rigorosa na gestão de contratos e multas durante o mandato.
A operação continua em andamento, com os materiais apreendidos sendo analisados como provas e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.