Ao longo do mês de maio, a Operação Sentinela, da Guarda Municipal de São José, realizou somente no mês de maio cerca de dois mil atendimentos.
“O trabalho preventivo, o patrulhamento constante, programas educativos e ações coordenadas têm fortalecido a segurança de São José”, afirma a comandante da Guarda Municipal, Micheli Vidoto Maçambi.
A Guarda de São José está desde outubro de 2023 com a Operação Sentinela mobilizada, com a meta de coibir a criminalidade no município. De 2079 ocorrências, 1321 foram ações preventivas; 299 averiguações; 459 operações e ações de abordagens, apreensões e prisões.
A guarnição também destaca operações conjuntas com outros órgãos; duas recuperações de veículo furtado ou roubado; um cumprimento de mandado de prisão; seis prisões por furto de cabos de energia; 17 prisões por furto e roubo de objetos; três prisões por porte ilegal e disparo de arma de fogo; uma prisão por receptação; uma prisão por estelionato; três prisões e autuações por dirigir sob a influência de álcool; quatro identificações, condução e prisão por atentado violento ao pudor e violência sexual contra mulher.
Houve também 13 autuações e apreensões por perturbação do sossego; sete Conduções e prisões por abandono e maus tratos a animais; seis Conduções e prisões por vias de fato e lesão corporal; seis Conduções e prisões por desacato e ameaça a funcionários públicos, dano e depredação de patrimônio público; três Carrinhos recolhidos conforme a Lei 6.039/21.