Governo do Estado desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O governador Carlos Moisés (sem partido) flexibilizou o uso de máscaras em ambientes abertos em Santa Catarina, em decreto assinado nesta quarta-feira (24). O uso ainda é obrigatório em locais fechados e sem possibilidade de distanciamento. “Esses avanços são mérito de todos que se vacinaram e ajudaram a diminuir significativamente o contágio. A vacina é o caminho da volta à normalidade”, afirmou Moisés em suas redes sociais.

Em conjunto, a Secretaria de Estado da Saúde revogou o limite de 50% de público nos estádios de futebol, podendo receber a capacidade máxima. Nestes ambientes, ainda é necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo para Covid-19, e o uso de máscaras segue obrigatório.

“Em ambientes abertos, com ventilação natural, sem aglomeração e mantendo um distanciamento de 2 metros entre outras pessoas, com o nível de casos reduzindo em todo o estado, é relativamente seguro permanecer sem máscaras, mas em ambientes fechados, sem ventilação, e mesmo em ambientes abertos com aglomeração, é arriscado ficar sem máscaras. Haverá reforço da fiscalização para cumprimento desta medida, mantendo multas para os que não cumprirem as regras pois colocam o coletivo em risco. Precisamos focar em medidas efetivas de forma a alcançar os resultados esperados, na redução do risco de transmissão”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%