O Carnaval em Florianópolis terá uma novidade. Em 2025 serão dois dias de desfiles, na sexta-feira e no sábado de Carnaval. A mudança foi divulgada pela Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), que declarou ser uma grande conquista e algo muito requisitado pelas agremiações da Grande Florianópolis.
A divisão será feita por meio de sorteio, no mês de agosto, e os horários serão definidos pela CPC (Comissão Permanente de Carnaval). “É uma vitória do samba. Essa mudança trará mais conforto para quem vai à passarela do samba assistir ao desfile e, principalmente, para quem desfila. O Carnaval de Florianópolis está em uma crescente, estamos nos organizando para isso e quem ganha é a cidade”, declarou o presidente da Liesf, Joel Costa Junior.
Nos anos anteriores, as dez escolas precisavam desfilar todas em um único dia, iniciando por volta das 17h, muitas vezes em um horário em que o sol e o calor ainda estavam presentes, passando de 12 horas de evento. “Começar a desfilar às 17h não combina com o Carnaval. Os grandes artistas das escolas se preparam para se apresentar durante a noite”, frisou Joel. Ainda segundo ele, o horário de início será, a princípio, às 21h.
O presidente da União da Ilha da Magia, escola de samba campeã de 2024, Rafael Braz de Souza, celebrou a conquista. “Foi uma decisão coletiva dos presidentes das escolas de samba juntamente com a Liesf. O formato que estava era desumano, não dava mais para ter dez escolas desfilando no mesmo dia. Dois dias de desfile é para engrandecer o nosso espetáculo e não ficar estendido para o público”, afirmou Souza.