A Beira-Mar de São José, na Grande Florianópolis, conta com um novo bebedouro público instalado, próximo ao bolsão de estacionamento. A estrutura feita em madeira tem quatro torneiras, para estimular a hidratação do público que faz atividades ao ar livre ou pratica esportes no local. A instalação do bebedouro foi realizada por meio de parceria com a Unimed Grande Florianópolis.
A hidratação também foi pensada para os animais, que acompanham os responsáveis nas atividades. O recipiente para os pets fica em uma parte baixa do bebedouro, para se adaptar à altura dos animais.
Água é remédio
De acordo com a enfermeira da educação permanente em Saúde, Fabrícia Martins, durante as atividades físicas o esforço acelera o metabolismo e o combustível para manter o equilíbrio é a água.
Quando a pessoa não oferece ao organismo a hidratação, coloca ele em uma situação de sofrimento. Além do tecido muscular desidratado não entregar o rendimento esperado.
“O aumento da ingestão hídrica de acordo com a massa corporal da pessoa é terapêutico. Se for observar qualquer plano terapêutico de saúde envolve alimentação, atividade física e hidratação,” explica Fabrícia.
Equipamento de Promoção à Saúde
Segundo os profissionais da Saúde, a Beira-Mar de São José é um equipamento de promoção à saúde. Para prevenir agravos crônicos de saúde, como hipertensão, diabetes, as principais complicações cardiovasculares, que é na maioria o que incide na qualidade de vida da população.
“Os maiores números que a gente têm no que desrespeito a comorbidade tem relação com as doenças cardiovasculares, que são preveníveis de acordo com o estilo de vida que a pessoa leva,” afirma Fabrícia.