A Procissão de Corpus Christi em Florianópolis terá reexposição do tapete “Marcas da Devoção”, confeccionado por Beatriz Silveira, primeira-dama e presidente voluntária da Fundação Rede Solidária SOMAR Floripa.
Esta criação artística em 50 metros de lona se caracteriza como uma peça de arte colaborativa, pois os participantes deixam suas marcas e vestígios ao caminharem sobre o tapete, criando um testemunho visual de sua fé. Neste ano, a obra será exposta novamente e incrementada em colaboração com a comunidade do Mont Serrat e a Igreja de São Sebastião.
Beatriz Silveira iniciou o projeto em 2009, a partir de observações que fez das solenidades anteriores. Segundo a artista plástica, a celebração de Corpus Christi vai além da prática religiosa e se entrelaça com a cultura de Florianópolis, destacando a importância da fé como um elemento unificador.
“Depois da experiência de ajuda aos gaúchos, a participação na procissão representa a solidariedade dos voluntários ao se organizarem para ajudar o próximo”, explica.