IMA apresenta estudo mais completo sobre situação de praias impróprias da Capital em dezembro

Foto: Governo do Estado / divulgação

O instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) vai disponibilizar um relatório mais completo, próximo a 15 de dezembro, sobre a balneabilidade das praias de Florianópolis durante a temporada de verão, será o quinto de uma série. A análise vai avaliar os primeiros meses da temporada 2021/22. O assunto veio a tona após o último estudo do IMA apontar 26 praias impróprias para banho na capital, incluindo Canasvieiras.

Marlon Daniela da Silva, responsável pelo laboratório do IMA, afirma que a situação de praias como Canasvieiras se deve às chuvas e ao descarte irregular de esgoto. “Esse rio que tem lá, Acari Margarida, numa condição normal, o mar o recebe e dilui, mas como houve a condição de chuva, veio uma grande quantidade e o mar não teve condição de diluir. E a coleta foi feita num dia posterior a chuva, ou em condições de chuva. Evidencia que existe contaminação nesse rio de forma clandestina que deveria estar sendo recolhido pela rede coletora que tem no balneário”.

Para o gerente do IMA, será necessário esperar no mínimo cinco anos para que a Beira-mar Norte de Florianópolis volte a ser própria para o banho. Ele defende uma análise baseada em sequência de estudos “num bom espaço de tempo”.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%