A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) acatou a recomendação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e interrompeu o funcionamento do reservatório Irineu Comelli, em São José, na quinta-feira (23).
O tema ganhou destaque ao longo da semana, quando o órgão alertou para os problemas estruturais verificados em laudo técnico, que aponta “fissuras”.
A companhia informa que fará o desligamento provisório e ainda alerta para “intermitência na hora de maior consumo” nas residências dos bairros da cidade. A situação, no entanto se estende as residências sem caixas d’água. Dessa forma o abastecimento da região vai ser feito diretamente pela adutora que alimenta os reservatórios atualmente.
Os bairros influenciados pelo desligamento da estrutura são os seguintes: Fazenda Santo Antônio, Praia Comprida, Ponta de Baixo e Centro Histórico.
O Hospital Regional de São José, que também é abastecido pelo reservatório Irineu Comelli, não deverá sofrer maiores alterações já que tem reservatório adequado e será abastecido por duas redes “para maior segurança”.