A região da Grande Florianópolis teve aumento na quantidade de acidentes de trabalho durante o ano de 2023. De acordo com dados fornecidos pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), foram 3.680 registros de acidentes em todos os 22 municípios da região, que resultaram em 22 vítimas fatais.
A quantidade, porém, foi menor do que no ano anterior, quando 34 pessoas morreram no trabalho na Grande Florianópolis. Conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, em 2023 foram 267 acidentes de trabalho fatais em todo o Estado.
Os dados de Santa Catarina nas regionais de Florianópolis, Criciúma e Blumenau mostram que os acidentes e mortes são mais frequentes na área hospitalar, onde somados foram registrados no ano passado um total de 13.822 acidentes de trabalho e 117 mortes.
Em outras regiões o Ministério Público do Trabalho destaca necessidade de atenção com os setores de fundição e frigoríficos, como no Nordeste e no Oeste de SC, respectivamente.
Na Justiça do Trabalho, o número de processos envolvendo acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais cresceu 28% em 2023 em comparação ao ano anterior. Foram 5,2 mil ações do tipo.