A partir desta segunda-feira (29), a vacina contra a gripe está liberada para aplicação em crianças de até 12 anos de idade em Santa Catarina. A ampliação da faixa etária ocorre em virtude da antecipação da circulação dos vírus respiratórios no Estado e do aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por influenza em crianças dessa faixa etária.
Segundo dados da SES (Secretaria de Estado da Saúde), 80% das internações de SRAG por influenza estão nas faixas etárias de 0 a 12 anos e acima de 60 anos.
“A Secretaria de Estado da Saúde, através da nossa equipe de Vigilância Epidemiológica, está orientando os municípios que, por ventura, tenham vacinas da gripe nos seus estoques, que ampliam a faixa etária a partir desta segunda-feira. 80% dos internamentos de síndrome respiratório aguda grave, que estão nos nossos hospitais e internados, tanto nas enfermarias quanto nas UTIs, são de crianças de 0 a 12 anos de idade. A vacina, até o momento, estava disponível para crianças de 6 meses a 5 anos. A partir de hoje, estamos orientando ampliar essa faixa etária de 5 a 12 anos de idade. Com isso, a gente vai imunizar nossas crianças mais rapidamente e reduzir os internamentos hospitalares”, reforça a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto.
Com a ampliação, a vacina contra a gripe passa a ser liberada para todas as crianças com idade entre seis meses a 12 anos de idade. Antes, a dose só era liberada para crianças até cinco anos. A aplicação de doses nas pessoas dos demais grupos prioritários como idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, entre outros, permanece sem alteração.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março em todo o estado de Santa Catarina e segue até o dia 31 de maio. O dia D, sábado de mobilização estadual, ocorreu no dia 13 de abril, mas os municípios têm autonomia para realizar novas mobilizações caso achem necessário para alcançar a cobertura vacinal recomendada pelo MS (Ministério da Saúde), que é de 90%.
Até o momento, segundo o painel de doses aplicadas do MS, Santa Catarina está com uma cobertura vacinal de 29,90%.
A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes para evitar casos graves, hospitalizações e mortes por gripe. Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Para aquelas que também estão na faixa etária para aplicação da vacina contra a dengue, que é de 10 a 14 anos, o intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue deve ser de 24 horas.