Infectologista do Hospital Infantil da Capital alerta para importância da vacinação contra doenças respiratórias

Infectologista do Hospital Infantil da Capital alerta para importância da vacinação contra doenças respiratórias
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik

As UTIs do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, estão com 80% da ocupação total e desses casos de internação, 70% ocorrem por conta de doenças respiratórias, como a gripe, pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.

Com a chegada do outono e, por consequência, do frio, a expectativa é que a ocorrências de enfermidades desse tipo aumentem nos próximos meses. O infectologista do hospital, Marcos Gubert, alerta sobre a importância da vacinação para que esse aumento nos casos não se converta em mais internações

“Nós temos vacinação disponível, de graça. Mas a população não tem lançado mão desse nosso mecanismo de proteção. A nossa adesão à vacinação é muito baixa, tanto da Influenza quanto da Covid-19. Nós não dizemos que a criança não vai ficar doente se ela está com as suas vacinas em dia, mas essas doenças respiratórias vão ter formas menos graves”, destaca

Até o momento, mais de 590 crianças já foram internadas em decorrência da complicação de doenças respiratórias. Entre os casos confirmados, 182 foram de vírus sincicial respiratório (VSR), 95 de COVID-19 e 52 testaram positivo para Influenza. Outros casos variaram entre rinovírus e adenovírus.

Em Santa Catarina, a campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 18 de março. Segundo os dados do Ministério da Saúde (MS) a cobertura vacinal das crianças de 6 meses a 5 anos, está em cerca de 15%.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%