A 27ª edição da Maratona Fotográfica será neste final de semana, nos dias 20 e 21 de abril, o recebimento dos inscritos é a partir das 9h, no Largo da Alfândega com a participação de 500 fotógrafos.
Por volta das 12h, após a cerimônia de abertura, será dada a largada. A Maratona havia sido adiada em função das chuvas que ocorreram na cidade no último final de semana.
Com o tema “Florianópolis do seu jeito”, a programação comemora os 351 anos de aniversário de Florianópolis e promove a valorização da arte e da fotografia. Entre as modalidades, estão a Analógica, Digital, Mobile e Infantojuvenil. Todas as regras estão no edital e regulamento completo, disponível em: pmf.sc.gov/entidades/franklincascaes
“Recebemos com muita honra mais uma edição da Maratona Cultural. Nossa cidade é única, e os participantes podem revelar, por meio da fotografia, diferentes histórias e lugares de Floripa”, destaca a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker.
O evento inclui subtemas que guiam o trabalho criativo dos fotógrafos, a serem divulgados no dia da competição.
Sobre a Maratona
A Maratona Fotográfica de Florianópolis teve a primeira edição em 1995 e foi criada para integrar a programação alusiva às comemorações do aniversário da cidade, estimulando fotógrafos profissionais, amadores e o público infantojuvenil a registrar imagens da cidade, de forma criativa, movimentando a área da fotografia não apenas na capital catarinense, como no Estado e no Brasil.
O concurso tem como objetivo estimular os participantes a olhar a cidade de maneira diferente, buscando perceber o que muitas vezes não é visto no dia a dia, permitindo a experimentação e a criação de diferentes imagens por meio da fotografia.
Mantendo as características dos últimos anos, a edição contará mais uma vez com as modalidades Analógica, Digital Categoria 1 (câmeras com lentes intercambiáveis) e Digital Categoria 2 (câmeras com lentes fixas) para participantes adultos. A novidade é que desde 2023 o concurso tem a modalidade “Mobile”, para que os interessados possam fotografar utilizando aparelhos celulares ou tablets.