Criciúma e Brusque vão decidir o título do Campeonato Catarinense 2024 em dois jogos. O primeiro será neste sábado (30), às 16h30, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. O jogo da volta acontece no próximo sábado (6), no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma.
As duas equipes conquistaram vaga à final no fim de semana, eliminando respectivamente Barra e Avaí. Por estarem na final, já garantiram vaga na Copa do Brasil de 2025. Será uma repetição da final do ano passado, quando o Criciúma levou a melhor depois de dois jogos e conquistou o título.
O Brusque empatou em 2 x 2 com o Avaí, sábado à noite, na Ressacada, diante de 12.810 torcedores. O Leão da Ilha largou na frente aos 20 segundos de partida com Pedrinho. Porém, o Brusque, que já havia vencido o jogo de ida por 2 x 0, em Joinville, dominou as ações e controlou o jogo até chegar ao empate com Alex Ruan.
Na etapa final, o Avaí perdeu pênalti com Poveda, mas ficou novamente em vantagem com o próprio Poveda, cobrando outro pênalti e fazendo 2 x 1. Poveda consolidou-se como artilheiro da competição com oito gols. Só que o Brusque chegou ao empate em falha do goleiro Igor Bohn, que largou um chute de Alex Ruan nos pés do atacante Guilherme Queiroz. O empate colocou o Brusque na decisão.
Já em Criciúma, no domingo, o Tigre garantiu a vaga nos pênaltis, depois de vencer no tempo normal por 2 x 1. Devolveu o placar ao Barra, que venceu em Itajaí também por 2 x 1. Integrante da Série A do Brasileiro, a equipe dirigida por Cláudio Tencati encontrou pela frente um adversário bem estruturado taticamente e que brigou até o último minuto pelo empate, que lhe daria a vaga.
A decisão foi para os pênaltis e o Criciúma levou a melhor, vencendo a disputa por 4 x 3. Éder bateu o último pênalti que deu a vitória ao Criciúma. O goleiro Gustavo, destaque do Tigre, pegou uma penalidade.
A decisão do Catarinense não tem favorito. O Criciúma foi melhor na fase de classificação, ficando em primeiro lugar. Mas a equipe caiu muito de rendimento nos últimos jogos e tem encontrado dificuldades para conseguir os resultados.
Já o Brusque começou mal a competição, mas cresceu com o andamento dos jogos. Na semifinal contra o Avaí, foi muito bem. Deu um passeio na equipe azurra no jogo em Joinville, onde fez 2 x 0 com folga. E este resultado deu uma bela vantagem para a volta, onde só confirmou com o empate em 2 x 2. Será uma decisão com muitas emoções nestes dois jogos.
O torcedor azurra mais uma vez ficou frustrado com o desempenho do Avaí, do comandante Barroca. A equipe chegou muito quebrada para esta decisão, com vários desfalques por lesão. O time não mostrou nada diferente para surpreender o adversário, com um futebol de pouco envolvimento e agressividade.
Os erros defensivos foram fundamentais para não conseguir o objetivo. Erros cometidos em Joinville, no jogo de ida, e, principalmente, na volta. O Avaí agora tem como único objetivo chegar entre os quatro primeiros para buscar o acesso à Série A do Brasileiro, a partir de abril. Será sua grande meta para a temporada com toda a estrutura já montada e mesma comissão técnica. E com reforços chegando para equilibrar a equipe em todos os seus compartimentos.