Equipes da Prefeitura de Florianópolis realizaram a primeira internação involuntária de um morador de rua. A informação foi confirmada pelo prefeito de Florianópolis Topázio Neto na manhã de sábado (9) em anúncio nas redes sociais.
Em um vídeo, divulgado para a imprensa, o prefeito informa que o homem foi abordado diversas vezes pela equipe da Secretaria de Assistência Social ao longo dos últimos oito meses e negou qualquer tipo de tratamento. “Ele não queria sair da ruas, não queria aceitar nenhum tipo de tratamento. Agora, com a internação, nós temos certeza que ele terá uma chance de se recuperar”, disse Topázio.
De acordo com o prefeito, o homem intimidava pessoas no Centro da cidade e “chegou a defecar na mão e jogar nas pessoas”.
Confira o vídeo:
Sancionada pelo prefeito Topazio Neto, a lei que prevê internação involuntária para pessoas em situação de rua passa a valer em Florianópolis. Além da lei, a Capital também sancionou o decreto de regulamentação que prevê orientações para aplicação da nova legislação. A internação será utilizada em casos em que pessoas colocaram em risco a sua própria vida ou de terceiros.