Engordamento de Jurerê é o maior já realizado em Florianópolis e no menor tempo

Foto: Leonardo Sousa/PMF

A draga holandesa Lesse despediu-se de Florianópolis com o tradicional esguicho na manhã deste sábado (9).

Com isso, o serviço de dragagem de Jurerê foi dado por encerrado, destacando-se entre as obras do tipo já realizadas pela Prefeitura: é a maior e, ainda assim, a que foi executada pela Secretaria de Transporte e Infraestrutura em menos tempo, exatos 44 dias.

Ela será entregue oficialmente no 351º aniversário da cidade, em 23 de março.

“Este terceiro alargamento de praia é um marco que orgulha e inspira todos os envolvidos. Buscamos e conseguimos fazer mais e melhor para Florianópolis. Agora, temos uma praia novinha para todos aproveitarem”, comemora o prefeito Topázio Neto.

No que o secretário de Transporte e Infraestrutura, Rafael Hahne, completa: “A rapidez dos trabalhos deveu-se à eficiência da Lesse – uma embarcação de 2019, portanto nova, além de moderna – que dragou uma média de 12 mil metros cúbicos por dia. Mas também ao entendimento que tanto a Prefeitura quanto o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) possuem a respeito desse tipo de obra, e ao entrosamento das equipes.” A obra foi realizada pela empresa DTA engenharia.

O aumento da faixa de areia de Canasvieiras, o primeiro feito na Capital, contemplou a extensão de 2,34 km entre Canajurê e o trapiche. Nessa obra, a dragagem iniciou em 04 de outubro de 2019 e a entrega da obra aconteceu em 17 de janeiro de 2020.

Já o segundo engordamento, dos Ingleses, que beneficiou os 2,87 km do Canto Sul (onde ficam as dunas) até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari, foi executado em 53 dias.

O alargamento de Jurerê, iniciado em 26 de fevereiro, ocorreu nos 3,38 km entre o costão do lado tido como Internacional até cerca de 50 metros do costão do trecho conhecido como Tradicional que faz divisa com Canajurê, que não foi alargado por conta do Rio das Ostras. Nessa extensão foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia.

E, embora tenha sido feito durante a alta temporada, assim como nas outras duas praias alargadas, também ocorreu sem transtornos para a administração municipal e para quem procurou a famosa praia.

Afinal, foi adotada a estratégia de interditar temporariamente as áreas que estivessem sendo trabalhadas, com as devidas sinalizações, liberando-as assim que fosse autorizado pelos bombeiros, o que aconteceu a cada dois a três dias.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%