O vereador Maikon Costa (PL) teve o mandato cassado na noite de segunda-feira (4), pela Câmara de Florianópolis. Bruno Becker, primeiro suplente, toma posse na manhã desta terça-feira (5) na Câmara da Capital.
A decisão teve 17 votos favoráveis e quatro contrários, tendo como base uma denúncia do suplente, Sargento Mattos (PL), que acusou o parlamentar de impedi-lo de legislar quando esteve por 30 dias no exercício do mandato por licença de Maikon.
A votação, que aconteceu nesta segunda-feira, se deu após os vereadores esvaziarem a sessão de quarta-feira (28). Apenas seis parlamentares compareceram e são necessários no mínimo oito para ter quórum.
O adiamento foi interpretado por Maikon como uma manobra, pois a cassação depende de 16 votos, o que não teria com uma sessão com apenas oito vereadores. O vereador Maicon Costa, emocionado, se defendeu dizendo que quis ajudar o suplente, e usou da fé para falar do momento político.
Maikon é oposição ao prefeito Topázio Neto (PSD) e acredita que isso foi determinante para a decisão dos vereadores, que têm a maioria na base do governo. Logo após a sessão, a advogada de Maikon, Julia Vergara, disse que vai analisar com o cliente a possibilidade de recurso no Poder Judiciário.
O suplente, vereador Bruno Becker, do PL, toma posse nesta manhã de terça-feira, por volta de 10 da manhã, e já participa da sessão na Câmara Municipal. A publicação no diário oficial sobre a cassação de Maikon já foi feita na noite anterior e o TRE Catarinense comunicado.