Cidades do Norte Catarinense serão as primeiras a receber vacinas da dengue

Cidades do Norte Catarinense serão as primeiras a receber vacinas da dengue
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik

A distribuição das vacinas contra a dengue para os municípios do Norte de Santa Catarina é uma medida crucial para prevenir a propagação da doença. Neste primeiro momento, 13 municípios serão contemplados e o envio faz parte do segundo lote de distribuição do governo federal.

Por nota, a pasta informou que está trabalhando para garantir a entrega do imunizante “o mais breve possível”, mas não especificou uma data. A expectativa é que todos os 521 municípios brasileiros selecionados recebam a vacina até a primeira quinzena de março.

A remessa inicial, que começou a ser entregue há duas semanas, enviou 712 mil doses que contemplaram 315 municípios do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. Com isso, com o quantitativo disponível, o Ministério da Saúde atendeu 60% dos municípios selecionados.

No total, a Saúde recebeu 6,5 milhões de doses do laboratório em 2024, que garantirão a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, ao longo dos próximos meses. Para imunização completa, são necessárias duas doses, que devem ser aplicadas com intervalos de três meses.

Nesta segunda remessa os municípios de Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá recebem a vacina.  De acordo com a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Santa Catarina ficou de fora do envio das primeiras remessas de vacina devido a quantidade limitada de imunizantes disponíveis.

No Estado, as prefeituras de Florianópolis, São José, Balneário Piçarras, Coronel Martins, Penha, Itapiranga, Araquari e Joinville já decretaram situação de emergência. Inclusive, três delas foram selecionadas para receber as vacinas na segunda remessa. A expectativa é de que o governo estadual decrete situação emergencial na quinta-feira, 21, conforme informou a secretária Carmen Zanotto.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%