O Centro Cultural Laudelino Weiss, em Palhoça, na Grande Florianópolis, vai receber, no dia 2 de março, às 19h, o espetáculo “Florbela Espanca”, apresentação teatral do grupo O Dromedário Loquaz. A entrada é gratuita e os convites serão disponibilizados no local uma hora antes das apresentações.
Na peça, a atriz Diana Adada Padilha interpreta um monólogo com a intensidade da vida e da obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca (1894-1930). Considerada uma grande figura feminina da literatura portuguesa, Florbela foi uma mulher à frente do seu tempo, marcada pelo pioneirismo e pela independência, presentes em sua vida pessoal e na sua atuação profissional.
Formada em Direito, um espaço majoritariamente masculino naquela época, Florbela viveu sob os percalços de ser mulher e escritora no início do século XX. Nascida em Vila Viçosa, na região do Alentejo, em Portugal, Florbela suicidou-se na madrugada em que completaria 36 anos.
A peça, com direção de Sulanger Bavaresco, traz a visibilidade da ocupação de espaços pelas mulheres através de uma figura histórica que enfrentou as adversidades e as restrições do seu tempo. A poesia de Florbela aborda temas como amor, erotização, angústia e sofrimento.
Premiado pelo edital estadual da Lei Paulo Gustavo, o espetáculo estreou em julho de 2022, com apresentações em Florianópolis e em São Paulo, alcançando boa repercussão junto ao público, pela qualidade técnica e artística da montagem.
“Depois da apresentação, o público presente poderá interagir com a diretora e a atriz da peça, enriquecendo ainda mais a experiência”, comenta Jeferson Ramos Batista, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, mantenedora do Centro Cultural Laudelino Weiss.