Número de carros que instalaram Kit GNV em Santa Catarina subiu 12,7% neste ano, se comparado com 2020

Foto: SCGÁS/Reprodução

O número de carros que instalaram Kit GNV subiu 12,7% neste ano de 2021, se comparado com 2020. O aumento no preço dos combustíveis é uma das causa, mas a ilegalidade de muitos condutores, deixa o Detran em alerta.

Em números, Santa Catarina teve 6372 carros que passaram para GNV e comunicaram o Detran em 2020. Este ano, são 7182 veículos.

“O aumento dos combustíveis é um dos fatores mais importantes para a elevação desses índice”, afirma a gerente de Registro e Licenciamento do Detran de Santa Catarina, Joani Toigo.

Mas o problema está na ilegalidade. De cada um condutor que comunica o Detran da conversão, outro coloca o Kit GNV clandestinamente. Anualmente, é necessário que o veículo com o kit passe por uma inspeção. Se isso não ocorre, o carro não consegue licenciamento para circular.

De acordo com Eduardo Maran Bueno, presidente da Acoi (Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção), uma lei está sendo analisada pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) para impedir carros sem inspeção e licenciamento com o Kit GNV de abastecer. A lei pode começar a valer em 2022.

Em São José, uma empresa de instalação do GNV, registrou alta no número da procura de motoristas que querem converter o carro. Segundo Júnior Furtado, além da mão de obra, empresas especializadas precisam ofertar todo o serviço legal junto aos despachantes.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%