Começou nesta sexta-feira (2) o processo de matrícula dos aprovados para cursos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024.
Todos os candidatos classificados, dentro dos limites das vagas oferecidas em cada curso de Graduação, para o 1° e 2º semestres letivos de 2024, deverão realizar a matrícula inicial até a próxima quarta-feira (7), obrigatoriamente de forma on-line, realizando a solicitação e o envio dos documentos comprobatórios, sob pena de perda da vaga.
Nesta edição do SiSU, a UFSC ofertou 1.926 vagas distribuídas em cursos da instituição nos campi de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Joinville e Curitibanos.
Para efetuar a solicitação de matrícula, basta acessar https://cagr.sistemas.ufsc.br/calouros. O resultado por curso/período pode ser conferido no site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).
Para a matrícula, é obrigatório o envio da documentação de forma digitalizada, observando as instruções constantes no site do sistema de matrículas. Os ingressantes pelas cotas do Programa de Ações Afirmativas também devem enviar a documentação necessária para a validação juntamente com os demais documentos.
Os arquivos devem ser gerados obrigatoriamente a partir de documentos originais e legíveis, em formato PDF, JPG, PNG ou MP4 com tamanho máximo 5 MB.
Cadastro na plataforma Gov.br
Para efetuar a solicitação de matrícula o candidato deve acessar o sistema online. Ao efetuar login, deve ser preferencialmente clicar no botão “Entrar com gov.br”. Caso não possua cadastro no Gov.br, deve seguir os procedimentos do site para o cadastro.
Ao acessar o Sistema de Matrícula, o candidato deverá efetuar todos os passos indicados pelo sistema, relativos à sua categoria, para concluir a solicitação.
Todos os candidatos aprovados precisam apresentar os seguintes documentos (podem ser solicitados outros documentos em casos de Ações Afirmativas e outros):
- Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no SiSU. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Polícia Federal.
- Diploma ou Certificado de conclusão e Histórico escolar do Ensino Médio; ou Certificado de Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – os exames devem ser realizados para a conclusão do Ensino Médio, para os maiores de dezoito anos; ou Certificação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; ou Certificação do Exame Nacional de Jovens e Adultos do Ensino Médio – ENCCEJA, expedido pela Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; ou Diploma de Conclusão do Ensino Superior. Caso o candidato tenha concluído o Ensino Médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao Ensino Médio no Brasil, expedido por Conselho Estadual de Educação.
- Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos).
- Certificado militar (para candidatos do sexo masculino).
- Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei nº 10.196/1996/SC).
- Comprovante de vacinação contra a Covid-19 (serão aceitos como comprovante o certificado de vacinação emitido pela plataforma ConecteSUS ou comprovante/caderneta/cartão/passaporte de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira, com dados legíveis e correta identificação do portador – candidatos com contraindicação para a vacina contra COVID-19 deverão apresentar atestado médico justificando a contraindicação, com informações médicas precisas a esse respeito – nos termos da Portaria Normativa n° 429/2022/GR, de 09 de março de 2022, alterada pela Portaria Normativa 462/2022/GR, de 22 de dezembro de 2022.