Policiais rodoviários federais realizaram durante cinco dias, na BR-101 em Biguaçu, na Grande Florianópolis, uma fiscalização específica de cumprimento da Lei do Descanso do motorista profissional.
De acordo com a lei, todo motorista profissional deve descansar ao menos 11h por dia, sendo pelo menos 8 horas de forma ininterrupta. Além disso, deve haver pausas de descanso de pelo menos 30 minutos a cada 6 horas de direção
As ações em Biguaçu inspecionaram 545 veículos de carga e de passageiros. Foram encontrados 109 motoristas descumprindo a legislação, um em cada cinco abordagens. Além de não descansar o horário mínimo, muitos condutores também não apresentaram o disco ou fita de tacógrafo, equipamento obrigatório que registra o tempo de jornada de trabalho.
Todos foram multados e ficaram retidos por algumas horas, para que realizassem o descanso obrigatório antes de prosseguir a viagem.
Confira a fiscalização:
PRF intensifica fiscalização da Lei do Descanso do motorista. Leia mais em https://t.co/HYWSayaxbP pic.twitter.com/vZi46GPNpi
— Jovem Pan News Florianópolis (@pannewsfloripa) February 2, 2024