Morreu na madrugada desta segunda-feira (8), o professor Hudson Pires, conhecido por todos na capital como Chiquinho. Hudson, atual superintendente do programa Bairro Educador, faleceu após um infarto, aos 54 anos.
O velório ocorrerá a partir das 12h no cemitério do Itacorubi. Uma missa está programada no local para às 17h, e 17h30 uma homenagem da família.
Chiquinho era formado em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foi paratleta e um grande defensor da inclusão e dos diretos das pessoas com deficiência. Politicamente ocupou diversos cargos na Fundação Municipal de Esportes, inclusive de Superintendente Geral e foi também Secretário Municipal de Cultura.
No esporte
Chiquinho era um grande entusiasta do esporte, participou de diversas competições de atletismo, entre elas o Ironman.
Ao nascer com uma severa deformidade na coluna vertebral que limita a capacidade respiratória e desequilibra o andar, para as competições, contava com a ajuda do irmão, o triatleta Arthur Pires.
Na etapa de natação, Arthur rebocou Chiquinho em um pranchão de surfe. No ciclismo a bicicleta foi adaptada com dois assentos. Na maratona, o irmão empurrava o professor uma cadeira adaptada.